Direito


Notícia aos visitantes

02/05/2011 02:39

 

Agressão após discussão de trânsito resulta em dano moral

Um motorista, que agrediu fisicamente outro condutor, foi condenado a indenizar por danos morais no valor de R$ 5 mil. A decisão, da 1ª Câmara de Direito Civil do TJSC, confirmou sentença da Comarca de Florianópolis.

Segundo os autos, no dia 5 de março de 2001, o autor da ação foi agredido fisicamente por dentro do Beiramar Shopping, em Florianópolis, na presença de várias pessoas, após uma discussão de trânsito ocorrida pouco antes de ambos entrarem no estabelecimento. A vítima afirmou não ter conseguido se defender, até o momento em que os seguranças do shopping interferiram e contiveram o agressor.

Em defesa, o reclamado afirmou ter sofrido ameaças durante a discussão no trânsito, o que o levou a agir em legítima defesa. Disse ainda não saber como a vítima se feriu, pois os dois caíram no chão após a confusão.

Inconformado com a condenação em 1º grau, o acusado apelou ao TJ. Sustentou que o autor não apresentou nenhuma prova nos autos, nem mesmo incluiu testemunhas para comprovar a agressão. Para a desembargadora substituta, Denise Volpato, o fato de a vítima o ter ameaçado não justifica a agressão.

“Infere-se do boletim de ocorrência – documento que por ser elaborado por autoridade policial goza de presunção de veracidade – que a vítima apresentava um corte no supercílio direito, lábios cortados e portava um relógio quebrado. Em contrapartida, o agressor não apresentava nenhuma lesão aparente. Assim, embora o acusado tenha asseverado não restar suficientemente provada a agressão, as fotografias e demais provas supracitadas são claras o bastante para provar esse fato”, finalizou a magistrada. A decisão foi unânime. (Apelação Cível n. 2007.004076-8)

 
Concessionária é condenada por corte de energia que deixou paciente sem aparelho respirador
A falha administrativa, além de dar início ao processo de ocaso da vida de uma consumidora, causou danos indeléveis ao filho da vítima, que será indenizado
Prefeitura deverá fornecer infraestrutura para evento de moradores de rua
Na última edição, a iniciativa propiciou atendimentos como corte de cabelo, registro civil, atendimento em clínicas de reabilitação para dependentes químicos, conserto de calçados, atendimento odontológico e orientação pelo MP
Justiça nega pedido de posse a aprovado em concurso público
O autor alegava que, diante da desistência de vários classificados em melhor posição, teria direito à nomeação
Companhia de trem deve pagar indenização por morte de pedestre que avançou linha férrea
A empresa tem o dever de cercar, murar e conservar as linhas para impedir o acesso de pedestres em sua área de domínio
Empresa vai indenizar empregado que perdeu braço em máquina
O funcionário irá receber R$ 68.400 e pensão mensal vitalícia equivalente a 30% de seu salário
Trabalhador de mina de carvão é indenizado por agravamento de doença pulmonar
No caso de doença ocupacional, profissional ou de acidente de trabalho, a culpa do empregador é presumida, porque a empresa tem a direção sobre a estrutura, a gestão e a operação do local de trabalho

—————

Voltar